Adwords-Scripts-Label-Poor-Keywords-Blog

AdWords Scripts – Manutenção de palavras-chave (label poor keywords)

Se eu tivesse que escolher apenas uma tarefa de manutenção de uma campanha, certamente escolheria gerenciar as palavras-chave. São elas as principais responsáveis pelo sucesso absoluto (ou fracasso retumbante) de um anúncio.

Sua lista de palavras-chave entretanto, pode crescer (e muito) rapidamente! Além disso, o trabalho de manutenção pode ser bastante tedioso e propenso a erros.

A boa notícia é que muitas tarefas de manutenção de palavras-chave são candidatas perfeitas para automação. Partindo de alguns critérios pré-definidos você pode detectar listas inteiras de palavras com baixo desempenho e decidir pausar ou remanejar essas palavras.

Na documentação dos AdWords Scripts, já existe um script pronto que pode ajudar muito na tarefa de determinar palavras-chave de baixo desempenho. Esse script avalia e “rotula” as palavras-chave consideradas ruins para que você possa rapidamente identificar e corrigir.

Vamos a ele!

AdWords Scripts – Label Poor Keywords

Esse script vem somente na versão de conta única “single account”.

Funcionamento do Script:

  • O script percorre todas as palavras-chave das suas campanhas procurando aquelas que não correspondem aos critérios de bom desempenho que você definiu. Ex: todas as palavras-chave com CTR pior que 2%
  • Para fazer a avaliação, o script coleta os dados de acordo com o período configurado. Ex: últimos 7 dias em que a palavra-chave esteve ativa.
  • Cada palavra-chave de baixo desempenho recebe um rótulo (label), para que você identifique rapidamente.
  • Para visualizar as palavras encontradas, basta você filtrar os dados conforme o período de coleta, neste exemplo, últimos 7 dias.
  • Você opcionalmente poderá receber a lista de palavras-chave no seu email.

Orientações e Limitações do Script:

  • Para cada conta, em cada execução, podem ser avaliadas até 50.000 palavras-chave.
  • O limite para execução do script é de 30 minutos. Se a sua conta não conseguir processar as palavras em menos tempo, experimente diminuir o período de coleta de dados.

Instalação do Script:

No nosso canal do YouTube criamos um vídeo que ensina passo a passo como criar e configurar.

Links do Script:

Sua vez!

O que você achou desse script do AdWords? Fique à vontade para comentar e mandar suas sugestões.

Um grande abraço!

Loremar Guimarães

adwords-scripts-contato-loremar-guimraes-175x175

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *