Adwords Scripts

Adwords Scripts – O que são?

adwords-scripts

Adwords Scripts são pequenos programas escritos em Javascript, que você pode instalar e executar na sua conta do Adwords.

Embora a realização de tarefas complexas exija algum conhecimento nessa linguagem, muitos scripts prontos podem ser usados por qualquer pessoa.

A instalação dos Adwords Scripts é tão simples quanto copiar e colar. Além disso, você pode criar uma agenda com dias e horários para que os scripts realizem suas tarefas.

Por exemplo, você pode rodar um script diário que pausa automaticamente palavras-chave com performance ruim. Já imaginou o ganho de produtividade?

Utilizando os Adwords Scripts você pode analisar e otimizar vários aspectos das suas campanhas, praticamente no piloto automático!

Adwords Scripts – O que fazem?

Apesar da instalação e uso ser acessível, o poder dessa tecnologia é enorme. Com ela, anunciantes e agências podem elevar a administração dos anúncios do Google para outro patamar (leia-se: mais eficiente, mais profissional, mais lucrativo).

Veja alguns exemplos do que os scripts podem fazer:

  • Verificar links quebrados e pausar os anúncios
  • Identificar e pausar palavras-chave de baixo desempenho
  • Enviar alertas (e notificações) por email
  • Interagir com fontes de dados externas

Verificar links quebrados e pausar os anúncios

adwords-scripts-pausa-anuncios

Acredito que você não vai querer pagar por um clique que leva seu cliente a uma página fora do ar certo?

Entretanto, com dezenas de anúncios rodando em diversos sites e páginas, fica impossível verificar manualmente se todos os links estão funcionando.

Para resolver essa situação, você pode instalar um script que rastreia todos os links de anúncios e pausa aqueles que estiverem com problema.

Melhor ainda, você pode ser notificado por email para saber da ocorrência e tomar as ações corretivas.

Identificar e pausar palavras-chave de baixo desempenho

adwords-scripts-pausa-palavras-chave

CTR baixo e Índice de Qualidade ruim são alguns dos indicadores de palavras-chave com baixo desempenho.

A otimização constante dessas palavras é fundamental para o sucesso de qualquer campanha. Essa tarefa é particularmente facilitada se você utilizar bons scripts.

Por exemplo, seu script diário pode pausar as palavras-chave que tiveram ao menos 200 impressões e CTR abaixo de 1%.

Para aquelas palavras com Índice de Qualidade abaixo de 6/10, o script pode colocar um label sugerindo a otimização.

Esses dois exemplos demonstram uma pequena parte do que pode ser feito para otimizar seus anúncios. Uma rotina de scripts bem construída pode fazer muito mais, avaliando suas campanhas com base em inúmeros critérios.

Enviar alertas (e notificações) por email

adwords-scripts-alertasVocê pode definir um alerta por email para qualquer script que for executado na sua conta Adwords.

Os alertas por email são muito úteis para que você fique sabendo de eventuais problemas e possa tomar providências o mais rápido possível.

Entretanto, as mensagens que você pode receber por email, vão muito além de simples notificações de erros, podendo tornar seu fluxo de trabalho organizado e consistente.

Imagine receber pela manhã uma lista com sugestões de otimização? Ou ainda, um relatório semanal com o detalhamento dos seus indicadores de performance?

Interagir com outras fontes de dados

adwords-scripts-fontes-de-dadosSem dúvida, essa é uma das características mais poderosas dos Adwords Scripts.

Você pode integrar sua conta com fontes de dados externas, incluindo planilhas Excel e bancos de dados como o MySql, Oracle ou SQL Server.

Feita a integração, os scripts podem ler dados das fontes externas e baseados neles, executar ações nos seus anúncios.

Por exemplo, buscar do Excel uma lista de produtos com estoque zero e pausar anúncios desses produtos.

Ou ainda, buscar produtos marcados como “promoção” e aumentar o lance desse grupo de anúncios.

O uso dessas integrações torna-se especialmente importante para lojas online que administram centenas de anúncios e precisam reagir rapidamente às mudanças de mercado.

Automação + Criatividade = Super Performance

adwords-scripts-performanceEsse post é uma rápida introdução aos Adwords Scripts, estamos apenas tocando a ponta do iceberg!

Acredito porém, que você já percebeu o poder deles certo?

Se você ainda não usa, está perdendo uma grande oportunidade de acelerar a manutenção das suas campanhas e melhorar sensivelmente a performance dos anúncios.

Ficou alguma dúvida? Espero que sim! É sinal de que você está interessado em aprender mais sobre os benefícios de utilizar os Adwords Scripts e levar sua agência para outro nível!

Entre em contato para trocar idéias e sugerir scripts, grande abraço!

Loremar Guimarães